Viga W e Viga I: há diferenças?

Viga W e Viga I: há diferenças?
6 anos atrás

Neste texto, você irá conhecer um pouco mais sobre diferença entre viga i e w. As características da Viga W, suas maneiras de utilização na prática e no âmbito da Construção Civil. Nos deteremos a fazer um apanhado básico, pois ainda há muitas dúvidas a respeito das diferenças entre a Viga W e a Viga I

Vamos entender do que se tratam essas estruturas metálicas?

O que é Viga W?

A Viga W ou viga de ferro é um tipo de aço estrutural, utilizada por profissionais da Engenharia e da Arquitetura em construções de todos os portes. Sua laminação é realizada de forma que o produto apresente alta resistência, aliada a benefícios como precisão, qualidade e segurança. 

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Jesse Santiago
Jesse Santiago
21/11/2022
Ótima experiencia, excelente equipe de trabalho
guilherme gui
guilherme gui
03/06/2022
Impressionado com a atenção da equipe que me atendeu. Muito profissionais. Estão de parabéns.
Thiago Henrique
Thiago Henrique
02/06/2022
Gratidão pessoal fera otimo serviço
Conta Pro tiktok
Conta Pro tiktok
02/06/2022
Equipe extremamente competente, serviço impecável.

Isso significa que a Viga W garante que a construção seja capaz de suportar um elevado peso, além de ser mais leve que perfis tradicionais.

Além disso, as Vigas W possuem abas paralelas que permitem melhores soluções de ligações, encaixes e acabamentos estruturais

Ela passou a ser empregada no mercado brasileiro recentemente, como uma boa alternativa a outros tipos de estruturas, como a escada metálica.

Em outros países, este tipo de viga já vem sem usado há muitos anos pelo setor de Construção Civil, devido à sua alta durabilidade e versatilidade.

Onde é utilizada a estrutura metalica Viga W?

Por oferecer vários benefícios às construções, a estrutura metalica Viga W é amplamente utilizada na construção de:

  • Casas;
  • Galpões;
  • Quadras de esportes;
  • Postos de combustível;
  • Pontes;
  • Ferrovias;
  • Outros.

Embora esses sejam os usos mais comuns, a Viga W não se volta somente ao ramo de Construção Civil, possuindo também larga utilização na Indústria Mecânica e até Naval (em plataformas marítimas, por exemplo).

As Vigas W são produzidos em uma enorme variedade de bitolas entre 150mm a 610mm (6 a 24 polegadas), de acordo com a rigorosa norma ASTM A6/A6M.

Agora que você já aprendeu o que é viga i ou w, você sabe o que é o perfil viga i e em quê elas se diferenciam uma da outra? Acompanhe!

O que é Viga I?

A Viga I é um tipo de Viga W, ou seja, é uma variação da Viga W, para que haja um melhor encaixe entre as peças, tornando o acabamento mais bonito e preciso. 

Contam com uma alta inércia e maior resistência geométrica, sendo comumente utilizadas em aplicações que exijam mais força, como em implementos agrícolas e rodoviários, estruturas de refinarias, silos e galpões, pontes rolantes, equipamentos de transporte, monovias, escoramento, estrutura de sustentação, entre outras. 

Ela oferece vários benefícios às obras e construções civis, como alta qualidade e resistência. É também bastante versátil para uso e oferece ganhos de produtividade no processo de fabricação das estruturas.

Juntamente, a variedade de bitolas das Vigas I permite maior eficiência no dimensionamento, reduzindo o peso e otimizando os projeto. 

De modo idêntico às Viga W, as vigas i metalicas também são fabricados de acordo com as normas ASTM A6/A6M e ABNT NBR 15980:2011.

O processo de fabricação da viga de ferro é controlado e garantido, desde a produção do aço até a laminação. 

Onde é utilizada?

Assim como os outros tipos de Viga W, como a H, por exemplo, a Viga I também pode ser utilizada nos tipos de construções citados acima.

Diferença entre Viga I e W

A diferença viga i e w é, basicamente, o seu formato, que possibilita um melhor ajuste na hora de encaixar as peças. Ambas, no entanto, possuem ótima relação resistência/peso.

Onde encontrar Viga W e Viga I?

A Structuraço é referência na fabricação de estrutura em viga W e Viga I de alta qualidade e resistência.

Produzidos por uma equipe especializada, todos os nossos produtos seguem padrões rígidos de qualidade e segurança, definidos por instituições conceituadas e reconhecidas internacionalmente como a ASTM (American Society for Testing and Materials).

Fale com a Structuraço sobre a estrutura em Viga W

Se você faz parte ou coordena algum projeto que demande a utilização de qualquer tipo de estruturas metálicas, conte com a equipe Structuraço:

(31) 3591-2198 | vendas@structuraco.com | Formulário de Contato