Estrutura de Metal x Estrutura de Madeira

Estrutura de Metal x Estrutura de Madeira
6 anos atrás

Estrutura de Metal

Estrutura de Metal x Estrutura de Madeira – Qual delas é a melhor?

Na hora de definir os materiais a serem utilizados em seu projeto, é comum surgirem dúvidas diversas. Afinal, existem tantas opções no mercado que é comum ficamos perdidos.

VEJA O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

Jesse Santiago
Jesse Santiago
21/11/2022
Ótima experiencia, excelente equipe de trabalho
guilherme gui
guilherme gui
03/06/2022
Impressionado com a atenção da equipe que me atendeu. Muito profissionais. Estão de parabéns.
Thiago Henrique
Thiago Henrique
02/06/2022
Gratidão pessoal fera otimo serviço
Conta Pro tiktok
Conta Pro tiktok
02/06/2022
Equipe extremamente competente, serviço impecável.

Mas, para te ajudar a tomar uma decisão mais acertada e ficar mais satisfeito com o resultado da obra, iremos mostrar agora as diferenças entre dois dos mais utilizados tipos de estruturas: a estrutura de metal e a estrutura de madeira.

Confira agora as diferenças entre elas e veja quais são as vantagens de se utilizar cada uma.

Vantagens das estruturas de metal

As principais vantagens da estruturas metálicas são:

Versatilidade da estrutura de metal

A estrutura de metal é bastante versátil, ou seja, pode ser emprega em vários tipos de construções, tanto de pequeno como de grande porte. Alguns exemplos são casas estrutura metalica e madeira:

Estrutura de metal para prédios
Estrutura de metal para pontes
Estrutura de metálica para igrejas
Estrutura de metálica para monumentos
Estrutura de metálica para estádios
Estrutura de metálica para projetos arquitetônicos
Estrutura de metal para galpão

Estrutura de metal proporciona agilidade

Ela oferece o benefício de ser montada de forma rápida e bem mais fácil que as demais. Isso economiza tempo da sua equipe, gerando também economia financeira.

Limpeza

Ao contrário das demais, a estrutura de metal ou estrutura de aço, não costuma gerar muito resíduo. Sendo assim, ela proporciona mais limpeza ao local da obra.

Aproveitamento

A estrutura metálica costuma ser aproveitada quase que em sua totalidade, evitando desperdício do material.

Resistência

Enquanto a madeira é danificada fortemente pela ação de agentes externos, como vento, chuva, umidade, insetos, cupins, etc., o metal mantém sua integridade por mais tempo.

Já o metal está suscetível apenas à corrosão pela ferrugem. Porém, esse costuma demorar mais para surgir, principalmente se o material recebe manutenção e cuidados especiais.

Sustentabilidade

A estrutura de metal é um material sustentável do ponto de vista da questão do desmatamento das florestas. Além disso, caso haja a necessidade da estrutura ser desfeita, é possível reutilizar as peças em outras obras ou em um projeto de estrutura metálica.

Vantagens da estruturas de madeira

As principais vantagens da estrutura de madeira são:

Disponibilidade

A estrutura de madeira é facilmente encontrada no mercado.

Peso

A madeira é um material que oferece peso menor que as outras estruturas. Sendo assim, seu manuseio é facilitado e é possível utilizá-la em locais onde haja pouca firmeza do solo.

Popularidade

A estrutura de madeira conta com um número grande de profissionais especializados neste tipo de material.

Portanto, uma mesma pessoa pode trabalhar de diversas formas com ela, seja no desenvolvimento da estrutura como em outras atividades, como na construção do telhado ou de outras partes da obra que demandem a sua utilização.

Qual vale mais à pena estrutura de metal ou estrutura de madeira?

Como vimos, os dois tipos de estruturas oferecem várias vantagens, sendo que uma talvez se sobressaia em relação à outra em algum dos quesitos. Porém, não há como se afirmar qual delas é a melhor, pois isso irá variar de acordo com as necessidades específicas de cada projeto.

Apesar de não podermos dar uma resposta definitiva para a pergunta “qual delas é a melhor”, a utilização da estrutura de metal tem se tornado cada vez maior. Devido aos benefícios oferecidos, ela tem se destacado e sido considerada uma das melhores opções para diversos tipos de obras.

Mas, como cada caso é um caso, agora com mais informações em mãos, você terá mais condições de avaliar os prós e contras de cada uma e verificar qual delas será a ideal para o que você precisa. E, caso você decida pela estrutura de metal, conte com as estruturas metálicas da Structuraço.

Leia também: Onde a estrutura metálica pode ser utilizada?

Conheça a Structuraço. Especialista na Confecção de Estruturas de Metal

A Structuraço é especializada na fabricação de estruturas metálicas, oferecendo sempre os melhores e mais resistentes produtos.

Toda nossa linha é produzida sob os mais rígidos padrões de qualidade e segurança, definidos por instituições conceituadas e reconhecidas internacionalmente como a ASTM (American Society for Testing and Materials).

Fale com a Structuraço

Você faz parte ou coordena alguma obra que demande o uso da estrutura de metal? Conte com a equipe Structuraço. Aqui, oferecemos sempre as melhores soluções para o seu projeto.

(31) 3591-2198 | vendas@structuraco.com | Formulário de Contato

Artigos relacionados

Quer saber mais sobre estrutura de metal e outros assuntos relacionados? Então, confira agora outros artigos que desenvolvemos para você: