Parcelamos em até 48 x no cartão

BNDES

Conheça os Principais Tipos de Cobertura

tipos de cobertura

Existem vários tipos de cobertura e cada uma delas serve para um tipo de construção. A definição do tipo de cobertura que o local receberá é imprescindível em termos de arquitetura. Além de valorizar o projeto, a cobertura é responsável por proteger a propriedade da ação do clima.

Dentre as opções de coberturas existem podemos listar: cobertura de origem vegetal, coberturas com membranas, cobertura metálica, coberturas tipo cascas, terraços, entre outras.

Ao construir uma edificação, é fundamental conhecer os tipos de cobertura, porque isso ajudará a definir qual é melhor opção para a construção, faz-se necessário considerar a parte estética, econômica e, ainda, fatores como o clima da região.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, o nosso objetivo é te levar a conhecer de forma mais profunda os tipos de coberturas existentes. Vamos a elas?

O que é cobertura?

Podemos dizer que cobertura nada mais é do que uma estrutura que será definida de acordo com a sua forma, mas levando em consideração as características da construção e, ainda, suas funções.

Contudo, seu objetivo principal é o de proteger a edificação da ação do tempo, mas levando em consideração as questões estéticas, utilitárias e econômicas.

Quais são os tipos de cobertura?

Os quatro principais tipos de cobertura são: coberturas para residências, para galpões, para indústrias e quadras de esportes.  Cada um deles conta com propriedades específicas que serão listadas a partir de agora.

Coberturas para residências

A função principal das coberturas para residências é manter protegido as pessoas e as coisas diante a ação das intempéries e para essa função, existem diversos materiais que podem ser usados como: argila, metal, concreto, pedra, vidro, plástico, alumínio e outros.

A definição da cobertura deve levar em consideração o estilo de arquitetura que o imóvel terá.

As coberturas metálicas residenciais vem se destacando, porque são mais leves, mas sem perder a alta resistência; são ecologicamente corretas; tem valor menor, o que resulta em maior custo benefício; mão de obra simples o que resulta em uma solução em menor tempo.

Coberturas para galpões

Normalmente, as obras que resultam na construção de galpões precisam ser rápidas, dada a necessidade do uso do espaço. Por esse motivo, uma alternativa certeira para fazer com que esse local fique pronto com maior agilidade é a aposta na cobertura para galpão feita de metal.

Além de ter um ótimo custo benefício, as estruturas de aço são mais leves o que faz com que a base sofra menos e como consequência, as fundações saem até 30% mais baratas e a pessoa sai beneficiada, pois vai gastar menos.

Essa opção é ecologicamente correta, porque sobre elas podem ser colocadas telhas translúcidas que possibilitam a entrada de luz natural resultando em menor consumo de energia elétrica.

Coberturas para indústrias

A cobertura metálica é a melhor opção quando pensamos em cobertura industrial, porque o material traz acabamento final diferenciado e mais do que isso, faz com que o projeto saia do papel com maior agilidade e segurança bem diferente quando se faz uso da alvenaria ou da madeira.

Sem contar que esse recurso agrega maior durabilidade e não exige uma mão de obra especializada o que faz com que o projeto seja desenvolvido por um custo muito mais viável.

Coberturas para quadras de esportes

Sem dúvida, o metal é a melhor opção para cobertura de quadra esportiva, porque além de proteger a quadra, ela também proteger os usuários durante a execução de suas atividades.

A alternativa mais usada atualmente para esse local é o modelo arqueado, pois ele apresenta flexibilidade, resistência e comodidade. Há opção ainda de fazer uso de telhas translúcidas entre o metal, pois isso faz com a iluminação natural seja absorvida.

Onde adquirir os mais diversos tipos de cobertura?

Uma cobertura metálica de qualidade é fundamental para o sucesso da sua construção, do seu galpão, da sua indústria e da sua quadra de esportes, pois ele é responsável por manter seguro o espaço e as pessoas e as coisas que estão no espaço.

Além disso, essa opção em comparação com alvenaria e madeira é mais acessível financeiramente e tem maior durabilidade e faz com que a obra fique pronta com maior rapidez, o que indica a eficiência do material.

No entanto, para que o empreendimento desfrute de todos esses benefícios trazidos por esse tipo de cobertura, é imprescindível contar com empresas que sejam especializadas nesse tipo de serviço.

Vimos nesse artigo um pouco sobre os tipos de cobertura existentes e a importância deles em cada um desses locais. Conhecer as características de cada construção é fundamental para não errar na hora de contratar a empresa que executará o serviço, concorda?

Por isso, quanto mais informações à disposição, melhor! Conheça mais sobre o assunto, visite agora mesmo o nosso site.