Estruturas metálicas para telhado: quando usar e quais são as vantagens?

Estruturas metálicas para telhado: quando usar e quais são as vantagens?
2 meses atrás

As estruturas metálicas ganharam espaço nas construções civis por todo o Brasil. As vantagens em utilizar a estrutura metálica para telhados é que são mais leves, são sustentáveis, e feitas sob medida. No entanto, não é simplesmente isso. Para os profissionais da construção civil existem vantagens técnicas para o seu uso. Continue a leitura para saber melhor sobre as vantagens e quando é indicado o seu uso.

Quando vale a pena usar estruturas metálicas para telhado?

Para engenheiros civis e arquitetos, sempre vale a pena usar estruturas metálicas para telhado. Bastando apenas saber como utilizá-las e quando é viável o seu uso. Geralmente, elas são usadas em galpões industriais, supermercados, quadras poliesportivas, coberturas para eventos etc. No entanto, as casas construídas nos últimos anos têm recorrido a essa modalidade de construção. O estado do Tocantins é pioneiro na exigência desse tipo de construção civil. Tornando obrigatório as novas construções a seguir esse protocolo sustentável e ecológico.

Veja também: COBERTURA METÁLICA TERMOACÚSTICA: POR QUE USAR A TELHA SANDUÍCHE?

Quais são as características?

As principais características das estruturas metálicas é que elas geralmente são de aço. E por isso, possuem alta capacidade de sustentação e com menor impacto nas fundações. Além disso, são ecológicas, sustentáveis e mais econômicas. A forma e tipo da estrutura e da telha conferem uma identidade visual ao local. Outro ponto é que podem vir pintadas da fábrica. As peças são fabricadas sob medida e são padronizadas. Ou seja, elas já vêm cortadas nas dimensões requisitadas pelo proprietário da obra. As opções de telhas disponíveis:

  • Telha simples (metálicas): são acomodadas sobre vigas de aço com formatos específicos e com espaçamentos padronizados. Está mais presente em telhados de quadras e estruturas para eventos rápidos.
  • Telha sanduíche (acústica): formada por duas telhas simples (metálica) com uma camada isolante no meio de isopor ou poliuretano. Essa opção é para amenizar os ruídos externos como chuva e granizo, mas principalmente, para reter o barulho interno, e manter a temperatura interna estável.
  • Telha termoacústica cerâmica: essa opção tem a mesma função da telha sanduíche, com o diferencial de imitar uma telha convencional (de barro ou de cerâmica).

Veja também: TIPOS DE VIGA DE AÇO: CONHEÇA OS PRINCIPAIS E SAIBA ONDE USAR

Quais são as vantagens?

As vantagens em fazer uso da estrutura metálica para telhado são:

  • É mais barata que a estrutura convencional (de madeira);
  • As peças são fabricadas sob medida para cada construção;
  • O material é mais leve, o que impacta nas fundações e na estrutura, tornando a construção mais econômica;
  • É fácil e rápido de serem montadas;
  • Podem ser desmontadas
  • Já podem vir pintadas direto da fábrica, agregando mais estética à construção.
  • Sofrem menos deformidades
  • Têm vida útil mais longa
  • Os resíduos da obra são bem menores
  • E a principal delas, não absorve umidade. Ou seja, não se perde pela ação dos cupins.

Como você pôde ver, existem muitas vantagens em fazer uso de estrutura metálica em telhados. E não é só para uso profissional, não. Hoje em dia muitas residências já estão aderindo essa forma de construção. Faça uma cotação conosco. Acesse o nosso site e conheça todos os produtos e serviços que oferecemos. Esperamos por você!