Cobertura para terraço e residência: 12 vantagens da cobertura metálica

Cobertura para terraço e residência: 12 vantagens da cobertura metálica
2 semanas atrás

A colocação de cobertura para terraço e residência, é uma excelente opção para evitar infiltração e também auxílio na conservação da pintura da casa, protegendo do excesso das intempéries.

Mas, como escolher a melhor cobertura? Será que a mais barata é sempre a melhor? Existe quais tipos de cobertura? 

Para esclarecer todas estas dúvidas e informar sobre os diversos benefícios da cobertura metálica, continue nesta leitura.

O que é a cobertura para Terraço e Residência?

Cobertura para terraço e residência são as telhas que servem para proteção dos efeitos climáticos, conservação do imóvel e comodidade.

Existem vários tipos de materiais para cobertura como:

  • Telhas cerâmicas;
  • Telhas PET;
  • Telhas de POLICARBONATO;
  • Telhas de fibrocimento;
  • Telhas concreto;
  • Telhas esmaltadas;
  • Telhas de cimento;
  • Telhas metálicas.

A opção de cobertura metálica tem ganhado a preferência de diversos construtores, devido ser uma opção leve, que não pesa na estrutura do imóvel. Além de ser um material duradouro e que valoriza o espaço utilizado. Sendo aplicada em construções ou em reformas.

Tipos de cobertura metálica

A função principal das coberturas para terraço e residências é ampliar a proteção e conforto dos espaços aos quais serão aplicadas. Mas, existem vários tipos de Cobertura para Terraço e Residência metálica, e são as principais:

  1. Onduladas

São telhas mais convencionais, usadas em projetos com espaços menores. 

As telhas onduladas podem ser encontradas com espessuras entre 0,40mm a 0,70mm.

Pode ser usada em cobertura de terraço em formato de arco, o que exige alguns cuidados específicos que as equipes especializadas já sabem, para oferecer melhor qualidade, durabilidade e segurança.

  2. Trapezoidais                                       

São telhas trapezoidais aquelas que têm o formato de trapézio como o próprio nome diz. Estas são utilizadas em fechamento de coberturas de terraço e telhados, e também nos fechamentos laterais.

Esta telha precisa ser montada em encaixes durante a instalação, e a fixação pode ser feita nas ondas.

Apresenta duas variações: convencional e autoportante. A opção Convencional é mais utilizada devido a versatilidade de adaptação em vários projetos pois oferece altura e espessuras de chapa variadas, facilidade e praticidade de instalação. E a opção autoportante ofereci um acabamento mais limpo e bonito porque não possui estrutura ao longo dos vãos. A instalação é fácil e prática também, a espessura do material varia em espessuras mais finas como a telha ondulada.

 3. Zipadas   

São telhas com o formato parecido com uma bandeja. As zipadas são peças contínuas e perfiladas, e um maquinário enrola as partes sobrepostas dispensando materiais para fixar, como parafusos e fitas de ligação.

 Este modelo oferece telhas simples ou termoacústicas, e só tem a exigência de inclinação mínima de 2,5%. É uma das melhores opções para grandes áreas.

4.Termoacústicas ou sanduíche

Essa telha é conhecida como telha sanduíche por ser formada por duas telhas conectadas por um material que é isolante térmico e acústico. Esta se parece com isopor, mas é uma espuma de EPS- poliestireno acústico, que possui características que criam barreiras contra a temperatura e os ruídos. 

O isolante termo acústico apresenta espessura mínima de 30mm, mas pode variar em outras espessuras de acordo com o nível de isolamento necessário. Esta telha pode ser instalada com inclinação mínima de 5%. Para saber mais, leia nosso conteúdo sobre telha termoacústica.

5.Sistema Roll-on

Essa telha possui singularidades pois, o Roll-on integra a estrutura, tornando a cobertura em uma só peça. 

Este sistema é construído por bobinas contínuas de aço desenroladas em cima de treliças estruturadas paralelamente, formando canais do tamanho total da cobertura.

Esta cobertura de terraço e residência permite a menor inclinação de todas as opções metálicas, somente 1%. Favorecendo de ter um pé direito mais alto, aproveitando ao máximo as áreas internas. Geralmente aplicado em ambientes corporativos como indústria e galpões.

Para conhecer um pouco mais sobre os tipos de cobertura, acesse este conteúdo sobre tipos de cobertura.

Por que colocar uma opção metálica como cobertura para terraço e residência?

A cobertura para terraço e residência encontra na estrutura metálica uma solução com vários benefícios e que se destaca como uma opção que atende a estética, a funcionalidade e o custo benefício.

Destacando-se as seguintes vantagens escolhendo esta opção:

Valorização do imóvel

O imóvel com estrutura metálica no terraço ou na residência, agrega uma valorização no preço de venda ou locação. Tornando o valor de mercado maior do que o imóvel sem este tipo de estrutura.

Estética do imóvel aprimorada com a cobertura no terraço ou residência

A construção torna-se visualmente mais estruturada e imponente. O projeto em estrutura metálica valoriza a edificação, transformando espaços comuns em estruturas robustas.

Segurança e Conforto

A propriedade com cobertura metálica protege o imóvel de infiltração, desgaste na pintura por efeito do sol e chuva. Além disso, oferece maior conforto e segurança para utilizar estes espaços, agregando bem estar aos moradores e visitantes.

Projeto Personalizado

Cada construção possui um projeto específico e que valoriza suas singularidades. Aproveitando a cobertura metálica para ampliar a personalidade do espaço, respeitando os desejos individuais e as necessidades de cada espaço.

12 Vantagens da escolha metálica para cobertura de Terraço e Residências

Segue lista de alguns dos principais benefícios em optar pela cobertura metálica. E são eles:

  • Melhor custo x benefício para terraços e coberturas;
  • Versatilidade em adequação a mudanças durante o projeto;
  • Proteção do imóvel dos efeitos do clima;
  • Resistência e Durabilidade, pois é um material que resiste às intempéries do tempo, e duradouro;
  • Permite atender áreas de dimensões variadas;
  • É um material que não faz sujeira para instalar;
  • Simplifica a quantidade de materiais diferentes e mão de obra para executar;
  • Facilidade em ser instalada em estruturas também metálicas ou em outros materiais. 
  • Menor prazo de execução, pois as peças podem ser fixadas de modo ágil, por uma equipe especializada;
  • Material metálico possui selo de garantia de qualidade, que são as certificações emitidas pela ABNT NBR 14513 e NBR 14514;
  • A cobertura para terraço e residência metálica pode ser reaproveitada se o projeto da casa for reformado. As peças podem ser utilizadas em outro lugar;
  • Valorização dos espaços.

Onde comprar cobertura de terraço e telhado

Cabe ressaltar que a instalação da cobertura de terraço e telhado precisa ser com materiais de qualidade, que tenha o certificado de garantia da ABNT que é sinônimo de segurança.

E o melhor lugar para adquirir é em empresas especializadas, levando em consideração a credibilidade e experiência como é o caso da Structuraço.

Se precisar de orçamento de projeto, materiais ou ainda instalação clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.